PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DE PIRABAS

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL 01 / 2005

 

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DE PIRABAS, no uso de suas atribuições legais, torna público que estarão abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO destinado ao provimento de cargos efetivos do Quadro de Pessoal da PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DE PIRABAS, conforme as normas e condições estabelecidas neste Edital e a seguir especificadas:

 

I -  DOS CARGOS, DOS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE E DAS VAGAS

Os cargos ofertados no QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO, o nível de escolaridade e os pré-requisitos exigidos, a síntese das atividades, o vencimento inicial e o número de vagas, são identificados a seguir :

 

ESCOLARIDADE EXIGIDA: ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO                              /TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 30,00

CÓDI-GO

 

CARGO

PRÉ-REQUISITOS

 

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

Venci-mento

Nº VAGAS

 

 

 

101

 

 

Agente de Serviços Gerais

 

 

 

-------------

atividades de natureza repetitiva, relacionadas  à limpeza e conservação  dos prédios públicos e de seus móveis e equipamentos,  à fiscalização de entrada e saída de pessoas, à coleta e entrega de documentos, mensagens, encomendas, e outros, internamente e externamente, à abertura e fechamento de dependências e prédios; execução de pequenos serviços de copa e cozinha e outras atividades correlatas.

 

 

 

300,00

 

 

 

14

 

102

Agente de Serviços Urbanos

 

-----

atividades de natureza repetitiva relacionadas à limpeza e conservação de ruas , logradouros públicos e outras atividades similares.

 

300,00

 

10

 

103

 

Coveiro

 

---------

atividades relativas à limpeza e conservação dos cemitérios; realizações de inumações e exumações.

 

300,00

 

 

05

 

104

 

Merendeira

 

---------

atividades de natureza repetitiva, relacionadas ao preparo e distribuição de alimentos

 

300,00

 

05

 

105

Auxiliar de Lavanderia

 

 

Executar serviços de lavanderia

 

300,00

 

01

 

106

 

Carpinteiro

 

Experiência mínima - 01 ano

Executar trabalhos de carpintaria, cortando, armando, instalando e reparando peças de madeira.

 

300,00

 

05

 

107

 

Eletricista

Experiência mínima - 01 ano

 

Executar serviços de eletricidade   

 

300,00

 

02

 

 

108

 

 

Encanador

 

 

Experiência mínima - 01 ano

Executar trabalhos de montagem, instalação e conservação de tubulações, louças sanitárias, caixas d água, chuveiros; executar outras atividades correlatas.

 

 

300,00

 

 

05

 

109

Operador de Bomba d’água

Experiência mínima - 01 ano

operar bombas d’água e zelar pela conservação da mesma

 

300,00

 

05

 

110

 

Pedreiro

 

Experiência mínima - 01 ano

Executar trabalhos de alvenaria, concreto e outros materiais, com a finalidade de construir, reformar ou reparar prédios e obras similares.

 

300,00

 

05

 

111

 

Pintor

Experiência mínima - 01 ano

Executar trabalhos de preparo de superfícies e de aplicação de tintas ou produtos similares.

 

300,00

 

04

 

112

 

Soldador

Experiência mínima - 01 ano

Executar trabalhos de soldagens de peças metálicas.

 

300,00

 

02

 

113

Mecânico de Veículos e Máquinas

Experiência de 01 ano

executar trabalhos mecânicos de manutenção preventiva  e corretiva de máquinas e veículos.

 

450,00

 

04

 

 

ESCOLARIDADE EXIGIDA: ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO                              /TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 30,00

CÓDI-

GO

 

CARGO

PRÉ-REQUISITOS

 

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

Venci-mento

Nº VAGAS

 

114

Operador de Máquinas Leves 

 

Experiência de 01 ano

 

executar trabalhos envolvendo operação e manutenção de máquinas leves.

 

300,00

 

05

 

 115

Operador e Máquinas Pesadas

Experiência mínima de 01 ano

 

atividades relacionadas à operação e conservação de máquinas pesadas

 

450,00

 

 

 05

 

116

Auxiliar de Laboratório

 

----------------

Executar, sob supervisão, serviços auxiliares de laboratório

 

300,00

 

05

 

201

Motorista de Veículos Leves

 

Carteira de Hab. B ou C

 

dirigir automóveis, camionetas e similares, e zelar pela conservação dos mesmos

 

300,00

 

06

 

202

Motorista de Veículos Pesados

CNH D

Experiência de 01 ano

 

dirigir caminhão, ônibus e outros assemelhados

 

450,00

 

06

 

 

203

 

 

Agente de Vigilância Sanitária

 

 

especialidade na área

fiscalizar mercados, feiras, casas comerciais e indústrias que lidam com produtos de interesse da saúde pública, matadouros e abatedouros; participar nas ações de controle de zoonoses; fiscalizar atos de depredação contra a fauna e a flora do Município; executar as demais ações de vigilância sanitária.

 

 

300,00

 

 

10

 

204

Auxiliar de Consultório Odontológico

 conhecimentos inerentes ao cargo

executar tarefas de orientação à população sobre higiene bucal; auxiliar na realização de trabalhos odontológicos

 

300,00

 

05

 

ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO COMPLETO                          /TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 40,00

CÓDI-GO

 

CARGO

PRÉ-REQUISITOS

SÍNTESE DAS ATIVIDADES

Venci-mento

Nº VAGAS

 

205

Agente Administrativo

Conhecimentos de Informática

executar, sob supervisão direta ou indireta, trabalhos de natureza administrativa.

 

360,00

 

16

 

206

 

Fiscal Fazendário

 

Treinamento especializado em tributação

Executar atividades de arrecadação e fiscalização dos tributos municipais; cálculos de tributos, acréscimos legais e sua atualização; atendimento e orientação aos contribuintes.

 

300,00

 

04

 

207

 

Músico

 Conhecimentos inerentes ao cargo /experiência de 01 ano

executar atividades relativas ao desenvolvimento de ações culturais no campo da música

 

360,00

 

02

 

208

 

Técnico em Enfermagem

curso de  técnico em enfermagem / registro  COREN

executar atividades auxiliares de enfermagem em unidade hospitalar e ambulatorial, sob supervisão de profissional da área de saúde

 

360,00

 

08

 

 

209

 

 

Técnico Agrícola

curso de técnico agrícola / registro no órgão de classe

atividades de orientação, coordenação e execução de trabalhos, à nível médio, relacionados à pesquisa das técnicas agrícolas

 

360,00

 

01

 

210

 

Técnico de Laboratórios Médicos

Curso de Técnico em Laboratório Médico

atividades envolvendo orientação e execução qualificada, em nível médio, de exames e coleta de material para análise

 

360,00

 

04

 

211

 

Técnico em

 

Radiologia

Curso de Técnico em Radiologia/ registro no CRR

executa exames radiológicos, sob supervisão, posicionando adequadamente o paciente e acionando o aparelho de raios X

 

360,00

 

03

 

212

 

Secretário de Escola

 Conhecimentos inerentes ao cargo

superintender os serviços de Secretaria de Estabelecimento de Ensino da rede municipal

 

300,00

 

02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TAXA DE INSCRIÇÃO : R$ 50,00

ESCOLARIDADE EXIGIDA : ENSINO SUPERIOR  - Registro profissional no respectivo Conselho

 

CÓDIGO

 

CARGO

 

HABILITAÇÃO

 

VENCIMENTO

                                               Nº VAGAS

 

 301

 

Médico

 

Graduação em Medicina

 

1.500,00

 

02

 

302

 

Enfermeiro

Graduação em  Enfermagem

 

1.500,00

 

08

 

303

 

Odontólogo

Graduação em Odontologia

 

1.500,00

 

03

 

304

Assistente Social

Graduação em  Serviço Social

 

1.500,00

 

02

 

305

 

Bibliotecário

Graduação em Biblioteconomia

 

1.500,00

 

01

 

306

 

Contador

Graduação em Ciências Contábeis

 

1.500,00

 

01

 

307

 

Economista

Graduação em Ciências Econômicas

 

1.500,00

 

02

 

308

Engenheiro Agrônomo

Graduação em Agronomia

 

1.500,00

 

01

 

309

 

Engenheiro Sanitarista

Graduação em Engenharia Sanitária ou Tecnólogo em Saneamento

 

1.500,00

 

01

 

310

Farmacêutico- Bioquímico

Graduação em Farmácia e Espec. em Bioquímica

 

1.500,00

 

01

 

311

 

Nutricionista

 

Graduação em Nutrição

 

1.500,00

 

02

 

 

GRUPO MAGISTÉRIO                             TAXA DE INSCRIÇÃO :   R$ 40,00 – PEB I                                      R$ 50,00 – PEB II e Técnico-Pedagógico

 

CÓDIGO

 

CARGO

HABILITAÇÃO / PRÉ-REQUISITOS

Habilitação para o exercício da docência nas 04 primeiras séries e/ou  na educação infantil

REMUNERAÇÃO

INICIAL

 

Nº VAGAS

 

 

401

 

Professor  PEB I

(1a a 4a séries e educação infantil) 

 

320,00 – Nível Médio

 

384,00–Nível Superior

 

 

 20

 

 

402

 

Professor PEB II - História

Curso de Licenciatura Plena em História

 

600,00

 

04

 

403

 

Professor PEB II - Geografia

Curso de Licenciatura Plena em Geografia

 

600,00

 

04

 

404

 

Professor PEB II  - Matemática

Curso de Licenciatura Plena em Matemática

 

600,00

 

04

 

405

 

Professor PEB II – Ciências

Curso de Licenciatura Plena em Ciências

 

600,00

 

04

 

406

Professor PEB II – Educação Artística

Curso de Licenciatura Plena em Ed. Artística

 

600,00

 

02

 

407

 

Professor II – Inglês

Curso de Licenciatura Plena em Letras- Hab. em Inglês

 

600,00

 

04

 

408

Professor PEB II- Educação Física

Curso de Licenciatura Plena em Educação Física

600,00

 

02

 

409

Professor PEB II – Ensino Religioso

Curso de Licenciatura Plena específica

600,00

 

03

 

410

Professor PEB II – Língua Portuguesa

Curso de Licenciatura Plena em Letras

 

600,00

 

06

 

411

 

Técnico Pedagógico

Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia  com especialização em Educação Especial

 

600,00

 

02

 

OBS :  A remuneração do Professor, acima fixada, corresponde à uma jornada de 25 horas semanais e a do Técnico-Pedagógico à 20 horas semanais.

           

1.1 O Concurso destina-se a selecionar candidatos para preenchimento de cargos vagos e para manter cadastro reserva para os que vierem a vagar ou forem eventualmente criados por lei durante o prazo de validade do presente certame.

1.2 A comprovação dos pré-requisitos e da habilitação será exigida no ato da contratação do candidato aprovado.

1.3 A jornada de trabalho estabelecida para os cargos constantes deste Edital, é de 40(quarenta) horas semanais, exceto para os cargos que possuem jornada de trabalho específica definida em lei.

 

II- DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

São requisitos indispensáveis para nomeação e posse dos candidatos aprovados: 1- Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Parágrafo Primeiro do Art. 12 da Constituinte Federal de 1988; 2- Apresentar documentação comprobatória da escolaridade e dos   pré-requisitos exigidos para o cargo, que se encontram especificadas no item I deste Edital; 3- ser considerado apto para o exercício da função pública, através do exame médico, pelo qual serão avaliadas as condições físicas e mentais do candidato, procedido pela Secretaria Municipal de Saúde de São João de Pirabas; 4- comprovação da idade mínima (18 anos) permitida em lei para o exercício de cargo público;       5- comprovante de estar quite com o serviço militar e com as obrigações eleitorais;  6- estar em situação regular junto aos respectivos órgãos de registro profissional, se for o caso; 7- Não ser ex-servidor da Prefeitura Municipal de São João de Pirabas, dispensado por justa causa; 8- apresentar declaração de acumulação de cargo, emprego ou função pública; 9- para os cargos que exigem experiência, comprovar através de : Carteira de Trabalho, emitida pelo MT, acompanhada de declaração da Empresa, detalhando as funções do candidato ou Certidão emitida por órgão federal, estadual ou municipal, também detalhando as funções do candidato ou documento comprobatório de prestação de serviços e inscrição no regime previdenciário, em se tratando de trabalhadores autônomos.

 

III- DAS INSCRIÇÕES: 

 

3.1 - As inscrições poderão ser realizadas em duas modalidades: via Presencial ou via Internet.

3.1.1 – Via presencial: No período de 01(primeiro) a 11(onze) de  março 2005, o candidato deverá comparecer à sede da Prefeitura de São João de Pirabas, para realizar sua inscrição, no horário de 09:00 às 16:00 horas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00, para os cargos de escolaridade ensino fundamental incompleto, R$ 40,00, para os cargos de nível médio e R$ 50,00, para os de nível superior.

3.1.1.1 –As informações prestadas pelo candidato em seu requerimento de Inscrição são de sua inteira responsabilidade, dispondo  a Prefeitura de Pirabas do direito de excluir do concurso, o candidato que não preencher o formulário de forma correta, completa e legível, ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.1.1.2 - Será admitida a realização de inscrição por terceiros, obedecendo aos procedimentos fixados neste Edital.

3.1.1.3 – O candidato inscrito por terceiros assume total responsabilidade pelas informações prestadas, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento do requerimento de inscrição e em sua entrega.

3.1.2- Via Internet: Para solicitar sua inscrição via internet, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico http://www.coned.com.br  no período compreendido entre 10 horas do dia 01 de março de 2005 e 10 horas do dia 11 de março de 2005, observando o horário de Belém, e executar os seguintes procedimentos:

Ø        Preencher e enviar o formulário eletrônico com todos os dados solicitados;

Ø        Imprimir o boleto de pagamento bancário;

Ø        Realizar o pagamento, em qualquer Agência BANPARÀ ( capital e interior) utilizando o código de barras impresso.

3.1.2.1-  Na inscrição, via Internet, a taxa respectiva deverá ser paga diretamente em quaisquer dos caixas das agências ou  dos postos do Banco do Estado do Pará ou nos caixas eletrônicos do referido Banco (capital e interior).

3.1.2.2- Não serão aceitos pagamentos através de depósito bancário para as inscrições feitas via Internet.

3.1.2.3- O prazo final para pagamento da taxa de inscrição solicitada via internet será o mesmo da inscrição via presencial, ou seja, dia 11 de março de 2005, no horário bancário, não sendo acatados pedidos de inscrição cujo pagamento não for realizado ou for realizado após essa data.

3.1.2.4- A CONED não se responsabilizará por solicitação de inscrição via internet não recebida por fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados, como falhas de comunicação, congestionamento de linhas ou de servidores, falta de energia elétrica, e outros, ou devido ao não cumprimento, por parte dos candidatos, dos procedimentos estabelecidos para a conclusão desta modalidade de solicitação de inscrição.

3.1.2.5- As solicitações de inscrições via internet somente serão homologadas após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

3.1.2.6- Nesta forma de inscrição, o Manual do Candidato (Edital) somente será obtido por meio da execução de “download” a partir do endereço eletrônico referenciado no item anterior.

3.2- Não será acatada inscrição formulada por correspondência, via postal, fax e em desacordo com as demais Cláusulas e condições deste Edital.

3.3- Antes de efetuar o recolhimento da taxa, o candidato deverá certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos para participar do certame. Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição, salvo se o concurso não for realizado. Outrossim, não serão aceitos pedidos de isenção total ou parcial do pagamento da taxa de inscrição.

 

IV – DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

4.1A confirmação da inscrição, para todos os candidatos inscritos,  se processará no período de 08(oito) a 09(nove) de abril 2005, na sede da Prefeitura de São João de Pirabas, no horário de 09:00 às 15:00 horas, quando então, o candidato receberá o CARTÃO DE INSCRIÇÃO contendo dia, hora, local e sala de realização da prova.

4.1.1 – O candidato ou seu procurador deverá apresentar a identidade, o comprovante de entrega da ficha de inscrição (no caso da inscrição presencial), o comprovante de pagamento da taxa de inscrição (caso via internet) e assinar o Cartão de Inscrição que está recebendo.

4.1.2- O candidato que não comparecer para confirmar sua inscrição, poderá ser considerado desistente do Concurso.

 

V – DA FORMA E DOS CONTEÚDOS DAS PROVAS

5.1 - Este Concurso constará de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos.

5.1.1 – Para os cargos de Professor ou Pedagogo haverá ainda uma Prova de Títulos, de caráter exclusivamente classificatório, observando o disposto no item 6.2, deste Edital.

5.1.2 - O tempo máximo de duração da  prova objetiva será de 3(três) horas.

5.2 - As Provas Objetivas constarão de questões de múltipla escolha e apresentarão os seguintes desdobramentos:

 

 

CARGOS

 

DISCIPLINAS

NÚMERO DE QUESTÕES

 

PESO

Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Sanitarista, Farmacêutico-Bioquímico, Nutricionista, Técnico-Pedagógico

 

Língua Portuguesa

Conhecimentos Específicos

 

10

20

 

02

04

 

Professor Educação Básica II - PEB II

 

Língua Portuguesa

Didática e Legislação

Conhecimentos específicos

10

10

20

02

02

03

Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Odontológico, Agente Administrativo, Fiscal Fazendário, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Músico, Secretário de Escola, Técnico Agrícola, Técnico de Laboratórios Médicos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia

 

 

Língua Portuguesa

Matemática

Conhecimentos Específicos

 

 

10

10

10

 

 

03

03

04

Agente de Serviços Gerais, Agente de Serviços Urbanos, Auxiliar de Laboratório, Coveiro, Merendeira, Auxiliar de Lavanderia, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Operador de Bomba d’água, Pedreiro, Pintor, Soldador, Mecânico de Veículos e Máquinas, Operador de Máquinas Leves e Operador de Máquinas Pesadas.

 

Língua Portuguesa

Matemática

 

10

20

 

04

03

 

 

Professor  Educação Básica I - PEB I

 (educação infantil e/ou 1ª a 4ª séries)

Língua Portuguesa

Matemática

Estudos Sociais

Ciências

Educação Infantil

10

10

07

06

07

03

03

02

02

02

 

VI – DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

 

6.1- A aplicação da prova objetiva será realizada na sede do Município de São João de Pirabas e está prevista para o dia 10(dez) de abril de 2005.               

6.1.1 – A confirmação da data e a informação sobre horário,  local e sala constará  no Cartão de Inscrição do Candidato.

6.1.2 - O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos do horário fixado para seu início, munido do CARTÃO DE INSCRIÇÃO, DA CARTEIRA DE IDENTIDADE E DE CANETA ESFEROGRÁFICA, com tinta azul ou preta.

6.1.3– Trinta minutos antes do horário previsto para o inicio da prova, será aberto o portão para entrada dos candidatos;

6.1.4 – O candidato, ao ingressar no recinto do prédio, deverá dirigir-se para a sala na qual prestará prova, onde, após ser identificado, aguardará seu início.

6.1.5 – O candidato receberá o Caderno de Prova com as questões já impressas, não sendo permitido pedido de esclarecimento sobre seu enunciado ou modo de resolvê-las.

6.1.6 – O candidato receberá também o Cartão Resposta, devendo cobrir inteiramente com caneta esferográfica, tinta azul ou preta, preferencialmente preta, o espaço correspondente a alternativa escolhida.

6.1.7 – A avaliação das provas objetivas, realizada por sistema eletrônico de processamento de dados, levará em consideração, exclusivamente, as respostas transferidas para o Cartão Resposta.

6.1.8– Não haverá revisão ou vista de prova.

6.1.9 –Não haverá segunda chamada da  Prova do Concurso, assim como designação especial de locais e horários diferentes dos que forem estabelecidos para realização da mesma.

6.1.10- Em caráter excepcional poderá ser realizada prova em Unidade Hospitalar da sede do Município de São João de Pirabas para o candidato que comprovadamente apresentar atestado fornecido por médico, com o respectivo CRM, que comprove sua impossibilidade de comparecer ao local estabelecido para a realização da prova; o candidato deverá cientificar a coordenação do Concurso, com antecedência mínima de 24 horas, do horário fixado para a  prova.

6.1.11– Anulada alguma questão da prova Objetiva, os pontos correspondentes serão creditados a todos os candidatos.

6.1.12 – Será atribuída nota 0 (zero) às questões da prova:  não respondidas, que contenham emenda ou rasura, que contenham mais de uma  resposta  assinalada ou que não foram marcadas no cartão-resposta

6.1.13– Será excluído do concurso o candidato que; 1- deixar de comparecer para realização da prova na data, no local e na hora estabelecida; 2- comparecer após o horário de início da prova; 3- recusar-se a prestar a prova ou retirar-se do recinto durante a realização da mesma, sem a devida autorização; 4- for surpreendido na prática de qualquer forma de comunicação com outros candidatos  ou pessoas estranhas, assim como, na utilização de livros notas, máquinas, impressos e equipamentos eletrônicos de comunicação; 5- recusar-se a devolver o exemplar de prova e/ou o CARTÃO – RESPOSTA, assim como, assinar na lista de presença à prova.

6.2– A Prova de Títulos será considerada apenas para os candidatos que tenham obtido um mínimo de 50% (cinqüenta  por cento) do total de  pontos da prova objetiva.

6.2.1– A Prova de Títulos para os cargos de Professor e Técnico-Pedagógico  terá a seguinte composição:

 

 

TÍTULOS / ESPECIFICAÇÃO

VALOR POR TÍTULO

QUANTI-DADE

 MÁXIMA DE TÍTULOS

 

COMPROVANTE

CARGO: PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA I

 

a)      Curso de Graduação completa de Licenciatura Plena, realizada em Instituição autorizada;

b)      Curso de Licenciatura Plena incompleto, com no mínimo 1.000h, em disciplinas cursadas, com aprovação ou curso de especialização, com carga horária mínima de 360h, nos termos da legislação vigente.

 

c)       Cursos de aperfeiçoamento ou atualização, em área de Educação, realizados a partir de 1996, como profissional do magistério, com carga horária mínima de 60 h (cada)

.

CARGOS: PROF. EDUCAÇÃO BÁSICA II 

                   E TÉCNICO-PEDAGÓGICO

 

      a)  curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) em área da educação

      b) curso de especialização, em área da educação, com carga horária mínima de 360h, nos termos da legislação vigente.

      c) cursos de aperfeiçoamento ou atualização, em área de Educação, realizados a partir de 1996, como profissional do magistério, com carga horária mínima de 60 h.

 

 

5,0

 

 

3,0

 

 

 

 

 

 

1,0

 

 

 

 

 

 

 

5,0

 

 

3,0

 

 

 1,0

 

 

01

 

 

01

 

 

 

 

 

 

02

 

 

 

 

 

 

 

01

 

 

01

 

 

02

 

 

a) Diploma ou certidão, com o respectivo histórico escolar.

 

b) Declaração da Instituição de Ensino Superior e Histórico Escolar, com a carga horária das disciplinas cursadas com aprovação; Certificado de conclusão do curso de especialização, com a carga horária de cada disciplina cursada. 

c) Certificado de conclusão, com a carga horária, com timbre e identificação do órgão expedidor; reconhecer a assinatura do emitente, se for de órgão particular.

 

 

 


a) Diploma ou certidão, com o respectivo histórico escolar

 

b) Certificado de conclusão, com a carga horária de cada disciplina cursada.

 

c) Certificado de conclusão, com a carga horária, com timbre e identificação do órgão expedidor; reconhecer a assinatura do emitente, se for de órgão particular.

 

6.2.2 – A comprovação dos títulos, relativos à Formação Acadêmica, deverá ser feita através de cópias dos diplomas ou certificados, acompanhadas dos respectivos originais expedidos por Instituição Oficial ou particular autorizada.

6.2.3- Para os cargos de Professor PEB II (5ª a 8ª séries) e Técnico-Pedagógico  não será computado como Título o curso de Pós-graduação que se constituir pré-requisito para a inscrição no Concurso.

6.2.4 – Não serão computados como títulos, os comprovantes de estágios, congressos, seminários, simpósios, bolsista.

6.2.5– O candidato deverá entregar seus títulos por ocasião da confirmação de sua inscrição, nos dias 08 ou 09 de abril de 2005.

 

VII – DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

7.1 – Os candidatos serão classificados em ordem decrescente, obedecendo ao total de pontos obtido na Prova Objetiva, ou se concorrerem aos cargos de Professor ou Técnico-Pedagógico, ao total de pontos resultante da soma dos pontos da prova objetiva com os pontos da prova de títulos.

7.2 - Será considerado APROVADO o candidato que obtiver  um mínimo de 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos da Prova Objetiva.

7.3 – Será considerado CLASSIFICADO o candidato aprovado cujo número representativo da ordem de sua classificação for menor ou igual ao número de vagas fixadas, no item I, deste Edital, para o respectivo cargo.

7.4. Será considerado ELIMINADO, o candidato que não obtiver o rendimento mínimo estabelecido  no sub-item 7.2 deste Edital.

7.5 – Para a classificação, ficam estabelecidos, em seqüência, os seguintes critérios de desempate:

1.       candidato servidor da Prefeitura Municipal de São João de Pirabas.

2.       candidato com maior número de pontos nas questões de conhecimentos específicos, quando for o caso;

3.       candidato com maior número de pontos nas questões de Língua Portuguesa;

4.       candidato com maior número de pontos nas questões de Didática e Legislação, quando for o caso;

5.       candidato mais idoso.

7.5.1 – O  critério  de desempate estabelecido    em 7.5, item 1, será considerado mediante informação prestada  pelo candidato e pela Prefeitura Municipal de São João de Pirabas.

 

VIII – DOS RECURSOS

8.1– Caberá recurso à Comissão de Concursos Públicos da Prefeitura de São João de Pirabas  :

a)      sobre o conteúdo e a aplicação da Prova Objetiva de múltipla escolha, dentro de 02 (dois)  dias úteis, a contar do dia seguinte ao da divulgação do gabarito oficial.

b)      sobre os resultados, dentro de dois dias úteis, a contar do dia  seguinte ao da sua divulgação.

8.2 – Serão rejeitados liminarmente os recursos que não estiverem   fundamentados ou aqueles a que se der entrada fora dos prazos estabelecidos.

8.3 – Admitir-se-á um único recurso para cada candidato.

8.4 – Os recursos deverão ser  protocolados no setor de protocolo da Secretaria Municipal de Administração, no horário de expediente e endereçados à Comissão de Concursos Públicos da Prefeitura de São João de Pirabas .

8.5 – O julgamento dos recursos será realizado pela Comissão, à vista de parecer técnico da CONED- Consultoria e Assessoria Educacional.

8.6 – Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão de recursos e/ou recursos de recursos.

 

IX– DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 – A  inscrição do candidato neste Concurso, implica no conhecimento das normas e condições estabelecidas no presente Edital e na aceitação das mesmas, conforme declaração expressa na ficha de Inscrição.

9.2– Pessoas portadoras de deficiência, nos termos do Art 4º do Dec. Nº 3.298, de 20/12/99, tem assegurado o direito de se inscreverem no presente Concurso Público para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis  com a deficiência de que são portadoras, ficando reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal.

9.2.1 – Na aplicação do percentual acima referido, o resultado será arredondado para o número inteiro imediatamente superior, se a parte fracionária for igual ou superior  0,5%   e para o número inteiro imediatamente anterior, se a parte fracionária for inferior a 0,5%.

9.2.2 - As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das Provas e à nota mínima exigida.

9.2.3- As vagas  reservadas para candidatos deficientes, que não forem preenchidas, serão revertidas aos candidatos não deficientes. 

9.2.4 -  Não serão consideradas como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

9.2.5 – Os candidatos portadores de deficiência devem declarar, na ficha de inscrição, se necessitam de auxilio didático no dia da prova.

9.2.6  Os candidatos portadores de deficiência estão obrigados a apresentar, no ato da confirmação da inscrição, laudo médico atestando seu enquadramento nos termos do Art. 4º do Dec nº 3.298, de 20/12/99, informando a espécie e o grau de deficiência,com expressa referência ao código correspondente da CID, sem o que passarão a concorrer somente às vagas dos não deficientes.

9.2.7- Os candidatos aprovados, portadores de deficiência, quando convocados, serão submetidos a exame médico oficial.

9.3 – Aos candidatos aprovados, confere-se a expectativa de direito de investidura no cargo disputado, nos termos da legislação vigente, não gerando quaisquer outros direitos senão pela inobservância da ordem de classificação.

9.4 – O candidato aprovado deverá manter junto à Prefeitura de São João de Pirabas, durante o prazo de validade do concurso público, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso não seja possível convocá-lo por falta da citada atualização, perdendo direito à vaga do cargo para o qual foi aprovado.

9.5  A nomeação dos candidatos aprovados  ocorrerá  , observando-se as necessidades imediatas do Município de São João de Pirabas  e de acordo com a legislação vigente.

9.6 – Considerar-se-á como conhecimentos específicos na Prova para o cargo de Professor PEB I ( de 1ª a 4ª séries e educação infantil) os relativos às disciplinas Estudos Sociais, Ciências e Educação Infantil.

9.7– Não havendo especificação, as vagas ofertadas poderão ser preenchidas na zona urbana ou na zona rural, conforme necessidade da Administração Municipal.

9.8–O resultado deste Concurso Público será publicado até o dia 20 de abril de 2005, pela Administração Municipal, no Quadro de Avisos da Prefeitura e pela CONED, via Internet, no site da empresa www.coned.com.br.

9.9- O concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da homologação do resultado pelo Chefe do Poder Executivo Municipal, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de São João de Pirabas.

9.10 – Os casos omissos serão submetidos à apreciação e decisão da Comissão de Concursos Públicos da Prefeitura de São João de Pirabas, ouvido a CONED- Consultoria e Assessoria Educacional, empresa responsável pelo planejamento e execução do certame.

9.11– O presente Edital, entra em vigor na data de sua publicação no Quadro de Avisos da Prefeitura de São João de Pirabas.

 São João de Pirabas, 14 de fevereiro de 2005

                                            

                                                                                   

João Bosco Rufino Moysés

Prefeito Municipal

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

 

 

PARA OS CARGOS:

       Agente de Serviços Gerais, Agente de Serviços Urbanos, Coveiro,Merendeira, Auxiliar de Lavanderia, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Operador de Bomba dágua, Pedreiro, Pintor, Soldador, Mecânico de Veículos e Máquinas, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Laboratório, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados

 

1. ELEMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA 

Leitura, compreensão e interpretação de pequenos textos; uso de maiúscula e minúscula; consoantes e vogais; aumentativo e diminutivo de palavras; sinais de pontuação; divisão silábica de palavras e respectiva classificação quanto ao número de sílabas; singular e plural; substantivo próprio e comum; artigos; adjetivos; confronto e reconhecimento de frases simples corretas e incorretas.

 

2. MATEMÁTICA  ELEMENTAR

 Sistema de numeração decimal; as quatro operações fundamentais com números naturais; medida de tempo, comprimento,  volume, capacidade e massa; sistema monetário brasileiro; resolução de situações – problema; reconhecimento de figuras planas; área e perímetro das principais figuras planas; aplicações de porcentagem.

 

 

3. CONHECIMENTO ESPECÍFICO .

3.1 PARA OS CARGOS DE MOTORISTA DE VEÍCULOS LEVES E DE VEÍCULOS PESADOS

 

 

1.      LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO : classificação das vias, velocidade das vias, infrações do trânsito, pontuações, categorias de  habilitações.

2.      REGRAS DE CIRCULAÇÃO: regras de preferência, veículos que gozam de preferência e livre circulação, manobras e  conversões.

3.       DIREÇÃO DEFENSIVA :  conceito e definição, classificação, o método preventivo, fatores que geram acidentes.

4.      SINAIS DE TRÂNSITO

 

3.2 PARA O CARGO DE AGENTE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

 

§          Noções básicas sobre saneamento: abastecimento de água, sistemas de esgoto, resíduos sólidos.

§          Noções básicas sobre saúde pública: higiene, conservação e acondicionamento de gêneros alimentícios perecíveis.

§          Normas gerais de fiscalização dos serviços públicos de saneamento e saúde.

§          Noções básicas sobre saúde coletiva e preservação do meio ambiente.

§          Noções básicas sobre higiene, proteção e segurança do trabalho.

 

 

 

3.3. PARA O CARGO DE  AUXILIAR DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

A boca. Os dentes: dentição temporária, dentição permanente, configuração dos dentes, erupção dos dentes, molares dos seis anos, funções dos dentes.
As arcadas dentárias. A saliva. Placa Bacteriana. Tártaro. Doenças da boca: Cárie, doença periodontal, halitose. Tratamento curativo e preventivo das doenças da boca. Escovação. Importância da alimentação na prevenção da doença bucal.
Aplicação tópica do flúor; aplicação de selantes (identificar as faces do dente). Cárie do bebê.

 

PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

 

Agente Administrativo, Fiscal Fazendário, Técnico em Enfermagem, Técnico Agrícola, Técnico de Laboratórios Médicos, Técnico em Radiologia e Secretário Escolar, Músico.

 

 

        1. LÍNGUA PORTUGUESA 

Ø        Compreensão e Interpretação de textos;

Ø        Morfologia: classes de palavras variáveis  e invariáveis : conceito, classificação e emprego;

Ø        Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração ; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos.

Ø        Semântica:  sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia ; conotação e denotação ; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

 

2. MATEMÁTICA  

Ø        Aritmética: sistemas de  numeração; operações e problemas com números naturais; divisibilidade, múltiplos e divisores, critérios de divisibilidade, números primos; operações e problemas envolvendo números racionais na forma fracionária e na forma decimal;

Ø        Geometria: reconhecimento de figuras planas; áreas e perímetro de figuras plana; relações métricas nos triângulos retângulos;

Ø        Unidades de Medidas:  comprimento, superfície, volume, capacidade e massa;

Ø         Matemática Comercial: razão e proporção; regra de três simples e composta; porcentagem; juros simples;

Ø        Álgebra : expressões algébricas; equações e sistemas de 1º e 2º graus; problemas de 1º e 2º graus; funções : domínio e imagem; função linear , função quadrática, função exponencial e funções trigonométricas.

 

3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

3.1 CARGO : FISCAL DE FAZENDÁRIO

 

I – Noções de Direito Tributário

1.1   Tributo : definição, natureza jurídica e espécies de tributos.

1.2   Princípios Constitucionais Tributários : princípio da legalidade, princípio da igualdade, princípio da anterioridade, princípio da irretroatividade, princípio da não utilização de tributo com efeito de confisco, princípio da uniformidade geográfica, princípio da capacidade tributária, princípio da imunidade recíproca.

1.3   Competência Tributária : atribuições de competência e limitação da competência tributária.

1.4   Legislação Tributária : alcance da expressão, vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributária

1.5   Obrigação Tributária : principal e acessória, fato gerador, sujeito ativo, sujeito passivo, solidariedade, capacidade tributária, domicílio tributário e responsabilidade tributária.

1.6   Crédito Tributário : lançamento, suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário

1.7   Administração Tributária : fiscalização, dívida ativa e certidões negativas.

II – Noções de Legislação Tributária

2.1 Impostos de competência dos Municípios: ISS, IPTU e ITIV. Fato gerador e incidência. Isenções. Contribuintes e

      responsáveis. Alíquota e base de cálculo. Lançamento. Regime de pagamento.

III- Legislação tributária do Município de São João de Pirabas

 

 3.2 - CARGO : AGENTE ADMINISTRATIVO

I – Documentos Oficiais : estrutura e organização do requerimento, da certidão, do atestado, da declaração, do ofício, do   memorando; formas de tratamento.

II- Noções de informática : conhecimentos básicos de microcomputadores PC- Hardware; principais periféricos; noções básicas dos sistemas operacionais Windows e dos aplicativos    Word   e Excel : principais comandos e funções. Internet: conceitos básicos, formas de conexão, correio eletrônico,www, ferramentas de navegação.

III – Licitação : Lei 8.666/93 e suas alterações.

 

3.3 - TÉCNICO AGRÍCOLA

 

a)      SOLOS: capacidade de uso; adubação; conservação; água no solo; interpretação de análises;

b)      CLIMA: climas do Brasil; o clima em relação às plantas; balanço hídrico;

c)       PLANTAS: nutrição das plantas; ecologia vegetal;

d)      MECANIZAÇÃO: preparo do solo – seqüência de trabalho e equipamento adequado, aradura, e gradagem; plantio e tratos culturais; aplicação de defensivos; colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes; produção de sementes e mudas;

e)      ECONOMIA RURAL: planejamento agrícola e elaboração de projetos – avaliação de custos e rentabilidade agrícola; administração rural;

f)        SEMENTES E MUDAS: embriologia da semente – formação e conceito funcional de semente; colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento de sementes; produção de sementes e mudas;

        FITOSSANIDADE: doenças e pragas de plantas cultivadas; controle de doenças e pragas; defensivos agrícolas e seu uso adequado.

 

3.4 – CARGO: TÉCNICO DE LABORATÓRIO

 

Ø        Obtenção e conservação de amostras biológicas destinadas à análise : técnicas, anticoagulantes usados, fatores de interferência na qualidade das análises.

Ø        Equipamentos de uso em laboratório, pesagens, volumétrica, microscopia (fotometria- leis de absorção da luz ).

Ø        Princípios bioquímicos implicados nas principais dosagens sangüíneas : glicídios, lipídios, protídeos, componentes inorgânicos, uréia, creatinina, bilirrubinas e enzimas hepáticas.

Ø        Urina : análise qualitativa, quantitativa e sedimento.

Ø        Parasitologia Humana : principais métodos para pesquisa de parasitas intestinais; Hematozoários : características morfológicas e ciclo evolutivo.

Ø        Bacteriologia Humana : métodos bacteriológicos de  identificação dos principais agentes etiológicos das infecções genitais, urinárias, respiratórias e das meninges; principais meios de cultura, técnicas de coloração, coprocultura, teste de sensibilidade a antibióticos; hemocultura.

Ø        Imunologia Clínica : reação de precipitação; fixação de complemento; aglutinação.

Ø        Técnicas Hematológicas : câmara de contagem; identificação e contagem das células sangüíneas : glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e principais células do sangue periférico; contagem de plaquetas e reticulóides; principais colorações; métodos de dosagem da hemoglobina; hematócrito; índices hematimétricos; prova de falcização; curva de resistência globular osmótica; célula L.E.

Ø        Coagulação : tempo de sangramento e de coagulação; prova do laço; retração do coágulo; tempo de protombina; tempo de tromboplastina parcial ativada; tempo de trombina; fibrinogênio.

Ø        Tipagem Sangüínea : sistema ABO; fator Rh

Ø        Noções de higiene e assepsia.

 

3.5 – TÉCNICO EM ENFERMAGEM

 

§          atendimento ao doente em ambulatório, centros médicos ou odontológicos, enfermarias, etc

§          Sinais Vitais: TPR e T.A.

§          Ferimentos e curativos

§          Administração de medicamentos: cuidados, vias e técnicas

§          Esterilização; Aplicação de calor e frio

§          Atendimento de emergência: hemorragias, queimaduras, envenenamentos, intoxicações, luxação, entorse, asfixia, convulsões, desmaio, desidratação

§          Cuidados a paciente acamado: higienização, alimentação, medicação

§          Doenças transmissíveis: isolamento, desinfecção terminal

§          Vacinação

§          Fichário e prontuário

§          Mecânica de parto e puerpério

§          Cuidados imediatos e mediatos ao R. N.

§          Ética profissional : princípios básicos de ética e relações humanas; COFEN E COREN; direitos e deveres

 

3.6 – TÉCNICO EM RADIOLOGIA

 

1.      Anatomia Geral; princípios de formação de imagem; componentes da câmara escura, colgaduras, chassis; revelação e fixação, lavagem e secagem de filmes radiográficos; proteção radiológica e princípios do posicionamento.

2.      Anatomia Geral e Noções Básicas radiológicas: do tórax, do abdome, do membro superior, do membro inferior, do cóccix, sacro e coluna lombar, da coluna torácica e cervical, do crânio, da face e seios paranasais, mastóides e ossos temporal.

 

 

 

3.7-  SECRETÁRIO DE ESCOLA

 

I – Documentos Oficiais : estrutura e organização do requerimento, da certidão, do atestado, da declaração, do ofício, do   memorando; formas de tratamento; certificado e diploma.

II- Legislação Educacional : a)  Arts. 01 a 34, 37 a 38 e 58 a 67  da Lei 9.394/96- Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

b) Normas do Conselho Estadual de Educação: para autorização e reconhecimento de cursos, para elaboração de regimentos escolares, para o funcionamento do sistema de nucleação ou escolas anexas, para o exercício de funções do magistério , de direção e de secretário de escola.

III- Noções de informática : conhecimentos básicos de microcomputadores PC- Hardware; principais periféricos; noções básicas dos sistemas operacionais Windows e dos aplicativos    Word   e Excel : principais comandos e funções. Internet: conceitos básicos, formas de conexão, correio eletrônico,www, ferramentas de navegação.

 

3.8 – MÚSICO

 

Elementos Musicais: Pauta, Claves, Figuras e Pausas; Relacionamento das Figuras entre si; Compassos simples ( binário, ternário e quaternário); Sinais de alteração (sustenidos e bemóis); Tom e Semitom; Escalas naturais; Armadura de Claves; Intervalos simples; Ligaduras e ponto de aumento; Andamentos. 

 

3.9- CARGO: PROFESSOR PEB I

 

1.      LÍNGUA PORTUGUESA (10 questões)

Ø        Compreensão e Interpretação de textos;

Ø        Morfologia: classes de palavras variáveis  e invariáveis : conceito, classificação e emprego;

Ø        Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração ; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos.

Ø        Semântica:  sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia ; conotação e denotação ; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

 

2.     MATEMÁTICA  ( 10 questões )

Ø        Conjunto : conceito e representação, relação de pertinência, relação de inclusão, igualdade de conjuntos; operações com conjuntos.

Ø        Sistemas de Numeração: base de um sistema de numeração, sistema decimal, leitura, escrita, valor 

                                            absoluto e valor  relativo, o sistema romano de numeração ;

Ø        Números Naturais : reta numerada, operações com os números naturais, expressões aritméticas. Resolução de problemas

Ø        Divisibilidade: múltiplos e divisores, divisores de um número, critérios de divisibilidade, decomposição  

                           em fatores primos, m.d.c. e m.m.c.

Ø        Números Racionais: Forma fracionária  : representação, classificação, equivalência e simplificação;

                                                                       operações  fundamentais; resolução de problemas.

Ø        Números Racionais - Forma decimal  : representação, leitura e compreensão; operações fundamentais.

Ø        Introdução à Geometria : ponto, reta, plano; área e perímetro das figuras planas.

Ø        Sistema Métrico Decimal : unidades de medidas de comprimento, superfície, capacidade, volume e massa

Ø        Razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples, porcentagem

 

3.   ESTUDOS SOCIAIS ( 07 questões )

I-   As Regiões  Brasileiras - Aspectos  físico , econômico e humano 

       Região Norte; Região Nordeste; Região Sudeste; Região Sul; Região Centro-Oeste

I I- História do Brasil

2.1 O descobrimento do Brasil : os primeiros habitantes

2.2 Brasil Colônia : as primeiras expedições ; as capitanias hereditárias ; os governos gerais ; as entradas e bandeiras ; a Inconfidência  Mineira.

2.3 Brasil Império : proclamação da Independência ; primeiro reinado; período regencial ; segundo reinado; abolição da escravatura.

2.4 Brasil República : proclamação da República ; a Constituição ; os Símbolos Nacionais.

 

4. CIÊNCIAS  ( 06 questões )

 

I   -  O Ar Atmosférico : composição ; camadas da atmosfera ; pressão atmosférica ; direção e velocidade dos ventos ; importância do ar e dos ventos .

II -  Água : composição; ciclo da água; estados físicos e mudanças de estado;  qualidade da água

III - O Solo : as camadas da terra; o solo e o subsolo; o solo e o plantio; irrigação e drenagem; composição das rochas.

IV- Os Animais : classificação ; principais características e exemplos dos grandes grupos de invertebrados ; principais características e exemplos dos grandes grupos de vertebrados .

V - Os Vegetais : classificação; principais características e exemplos dos grandes grupos de vegetais .

VI - O Corpo Humano

a) células : estruturas e funções

b) tecidos : classificação e principais características

c) órgãos e sistemas : locomoção, digestão, respiração, circulação, excreção, reprodução, coordenação nervosa , órgãos dos sentidos.

VII - Meio Ambiente : cadeia alimentar, desequilíbrio ecológico.

 

 

5. EDUCAÇÃO INFANTIL  ( 07 questões )

1. Objetivos gerais da educação infantil; 2. O atendimento em creches e pré-escolas: características gerais; 3. A concepção de criança enquanto sujeito social e histórico; 4. Brincar- o significado da brincadeira  na formação da criança; 5. Interação social- diversidade e individualidade; 6. A aprendizagem significativa e os conhecimentos prévios – a resolução de problemas; 7. O profissional da Educação Infantil- características fundamentais; 8. A organização do currículo – orientações didáticas,  objetivos e conteúdos.; 9. A formação pessoal e social – concepção e aprendizagem; 10. A criança de 0 a 03 anos – orientações didáticas quanto aos conteúdos: auto-estima, escolha, faz-de-conta, interação, imagem, cuidados e segurança; 11. A criança de 04 a 06 anos – orientações didáticas quanto aos conteúdos: nome, imagem, independência e autonomia, respeito à diversidade, identidade de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados especiais; 5. A lei nº 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( Arts. 01 a 34, 37 a 38 e 58 a 67) .

OBS: Consultar o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

 

 

 

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

 

I - LÍNGUA PORTUGUESA ( comum a todos os cargos)

 

Compreensão e  Interpretação de Textos;

Morfologia: classes de palavras variáveis  e invariáveis : conceito, classificação e emprego;

Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; termos da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação dos pronomes átonos.

Semântica:  sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia ; conotação e denotação; figuras de sintaxe, de pensamento e de linguagem.

Funções de linguagem

 

II - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2.1 CARGO: MÉDICO

Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, clínica, tratamento e prevenção das doenças: cardiovasculares: insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque; pulmonares: insuficiência respiratória aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar; sistema digestivo: neoplasias, gastrite e ulcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular de cólon; renais: insuficiência renal aguda e crônica, glomerulonefrites, distúrbios hidroeletrolíticos e do sistema ácido-base, nefrolitíase, infecções urinárias; metabólicas e sistema endócrinos: hipovitaminoses, desnutrição, diabetes mellitus, hipo e hipertiroidismo, doenças da hipófise e da adrenal: hematológicos: anemias hipocrônicas, macrocíticas e hemolíticas, anemia aplastica, leucopenia, púrpuras, distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão: reumatológicas: orteoartrose, gota, lupus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doenças do colágeno; neurológicas: coma, cefaléias, epilepsia, acidente vascular cerebral, meningites. neuropatias periféricas, encefalopatias; psiquiátricas: alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânico, depressão; infecciosas e transmissíveis: sarampo, varicela, rubéola, poliomelite difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis. AIDS, doença de chagas, esquitossomose, leischimaniose, malária, tracoma, estreptocócicas. estafilocócicas, doença meningocócica, infecção por anaeróbicos, toxoplasmose. viroses: dermatológicas :escabiose, pediculose, dermatofitose, eczema, dermatite de contato, onicomicose. infecção bacteriana; imunológicas: doença do soro, edema, urticária, anafiloxia; ginecológicas: doença inflamatória da pelve, leucorréias, intercorrência no ciclo gravídico puerperal; intoxicações exógenas: barbitúricos, entorpecentes. Conhecimento da legislação e normas clínicas que norteiam as transferências interhospitalares; Código de Ética Médica.Saúde Pública: A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado ( CF / 88 ); campos de atuação de Saúde Pública; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde- SUS; Norma Operacional Básica do SUS- NOB/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde.

 

2.2 CARGO: ENFERMEIRO

Sinais e sintomas: conceitos e alterações; Administração de Medicamentos: cuidados; Cálculos em drogas e soluções; Diagnóstico e cuidados de Enfermagem à pacientes: Cardiopatas, hepatopatas, pneumopatas, nefropatas; Assistência de Enfermagem no pré, trans e pós-operatório: mediatos e imediatos; História natural das doenças transmissíveis; Tipos e técnicas de isolamento em doenças transmissíveis; Doenças segundo isolamento: identificação e cuidados; Assistência de Enfermagem nas emergências: queimados, reanimação, cardio-respiratória, umpacto agudo do miocárdio, choque, edema agudo do pulmão, acidente vascular cerebral, politraumatismo; Princípios gerais de Administração; Elementos de Administração; Metodologia do processo de Enfermagem: histórico, diagnóstico, plano assistencial, evolução e prognóstico; Métodos e Meios em Educação Sanitária; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Criança: aleitamento materno e desmame, diarréia e TRO, infecções respiratórias agudas, crescimento e desenvolvimento; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Mulher: pré-natal, parto, puerpério, câncer ginecológico, câncer de mama, planejamento familiar; Enfermagem na Assistência Integral à Saúde do Adulto e do Idoso: hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melittus (DM); Enfermagem nos programas Nacionais de Controle da Tuberculose e Hanseníase; Imunização; Visita domiciliar.

Saúde Pública: A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado ( CF / 88 ); campos de atuação de Saúde   Pública; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde- SUS; Norma Operacional Básica do SUS- NOB/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde.

 

2.3 – CARGO: ODONTÓLOGO

v       Patologia e Clínica Odontológica: Unidade I Semiologia : Exame Clínico, Lesões Fundamentais da Mucosa Bucal. Unidade II - Alterações dos Tecidos Mineralizados dos Dentes: Cárie Dentária, Anomalias de Desenvolvimento. Unidade III - Patologia da Polpa: Alterações Inflamatórias; Necrose Pulpar. Unidade IV - Patologia dos Tecidos Periapicais: Pericementite; Abcesso Periapical; Granuloma Radicular; Cisto Radicular. Unidade V - Patologia dos Tecidos Periodontais: Gengivite; Periodontite. Unidade VI - Processos Infecciosos da Cavidade Bucal: Osteomielite de maxilar e mandíbula; Celulite; Viroses. Unidade VII – Cistos e Tumores da Cavidade Bucal : Lesões pré-cancerosas; Neoplasias benignas da cavidade bucal; Neoplasias malignas da cavidade bucal e Processos Proliferativos Não Neoplásicos da Cavidade Bucal.

v       Odontologia Social e Preventiva: (Odontologia em  Saúde Coletiva): Unidade I - Índices Odontológicos: Índices de cáries dentárias: CPOD, CPOS e CEO; Índice de higiene oral: IH-OS; Índice de placa bacteriana: O’Leary. Unidade II - Métodos de Prevenção e Educação: Prevenção de cárie dentária; Prevenção da doença periodontal. Unidade III - Flúor: Bioquímica, mecanismo de ação e toxicologia; Flúor sistêmico; Flúor tópico. Unidade lV -Recursos Humanos em Odontologia. Unidade V - Biosegurança em Odontologia: Esterilização; proteção do profissional e do paciente

v       Odontopediatria: Unidade I - Anestesia em Odontopediatria: Técnica: Tópica, Infiltrativa e Regional; Acidentes e complicações. Unidade II - Preparo Cavitário em Dentes Decíduos: Cavidades classes I, II, III, IV e V; Cavidades atípicas; Matrizes e porta matrizes. Unidade III - Terapia Pulpar em Odontopediatria: Diagnóstico; Polpotomias; Medicamentos usados após polpotomias; Tratamento dos dentes decíduos com polpa viva; Tratamento dos dentes decíduos com polpa modificada. Unidade lV - Traumatismo em Dentes Anteriores: Fraturas coronárias; Fraturas radiculares; Deslocamentos. Unidade V - Cirurgia em Odontopediatria: Avulsões de dentes decíduos; Ulectomia; Dentes suprenumerários; Frenectomia.

v       Odontologia Restauradora: Unidade I - Adequação do Meio Bucal: Diagnóstico da cárie; Evidenciação da Dentina Cariada; Isolamento absoluto do campo operatório. Unidade II - Tratamento Preventivo das Regiões de Cicatriculas e Fissuras. Unidade III - Preparo Cavitário Moderno: Cavidades classes I, II, III, IV e V; Cavidades atípicas.

         Unidade lV - Materiais para proteção do Complexo Dentina Polpa: Cimentos: Fosfato de zinco, Óxido de zinco e eugenol e policarboxilato de zinco; Hidróxido de cálcio; Ionômero de vidro; lonosite; Adesivos dentinários.

      Unidade V - Materiais Restauradores: Amálgama; Resina Composta; lonômero de vidro. Unidade VI- Procedimentos Restauradores: Em amálgama e amalgapin; Em resina composta; Em ionômero de vidro. Unidade VII - Interpretação Radiográfica em Dentística. Unidade VIII - Noções de oclusão em Dentística.

v       Cirurgia e Radiologia : Unidade I – Física da Radiação : Ionização e Radioatividade, Propriedades dos Raios-X, Densidade e Contraste das Radiografias. Unidade II – Biologia das Radiações : Mecanismo dos danos causados pelas radiações; Proteção do Operador, do Paciente e Áreas adjacentes. Unidade III – Formação de Imagem : Revelação e controle de qualidade; Técnicas radiográficas; Exames intrabucais; Interpretação radiológica em Odontologia. Unidade IV – Cirurgia Oral Menor : Indicações e contra-indicações, Cuidados pré e pós operatório, Mecanismos e Técnicas, Urgências Odontológicas. Unidade V – Terapêutica e Farmacologia Odontológica : Prescrição, Indicações e contra-indicações.

v       Saúde Pública: A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado ( CF / 88 ); campos de atuação de Saúde   Pública; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde- SUS; Norma Operacional Básica do SUS- NOB/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde.

 

2.4 – CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

 

1.  Metodologia do Serviço Social: Unidade I - Correntes Teórico-Metodológicas no Serviço Social Reconceituado: a vertente modemizadora (sistêmica); a vertente crítico-dialética e a vertente fenomenológica. Unidade II - a questão da relação teoria-prática no Serviço Social. Unidade III - As praticas e estratégias da ação profissional do Serviço Social. Unidade IV - Desenvolvimento de comunidade: a ação do serviço social junto com às comunidades: perspectivas de organização e capacitação social.

2.  Serviço Social na Educação: Unidade I - O papel do Serviço Social na Organização Escolar. Unidade II - a prática profissional do assistente social na perspectiva da organização escolar. Unidade III - a atuação do Serviço Social na escola, na associação de pais e mestres e nos conselhos de classe e escolar.

3.  Política e Planejamento Social: Unidade I - Política Social: perfil histórico das políticas sociais no Brasil. Unidade II - A assistência social no Brasil: perfil histórico. Unidade III - A Lei orgânica da Assistência Social e sua centralidade para a construção da política de assistência social: descentralização, municipalização e participação social.Unidade IV - A assistência enquanto espaço de planejamento social.Unidade V - O Estatuto da Criança e do Adolescente e suas determinações para uma política de atenção à criança e ao adolescente. Unidade VI - Instrumentos de planejamento social (plano, programa, projeto).

4.   Administração em Serviço Social: Unidade I - A prática institucionalizada do assistente social nas organizações públicas.  Unidade II - A questão da burocracia e do poder nas organizações. Unidade III - A ação profissional do Assistente Social junto ao gerenciamento de Recursos Humanos na instituição pública.

5.  Ética e Serviço Social: A Ética Social e a Ética Profissional e a sua aplicação face ao binômio Instituição-Cliente. Os Valores Universais da Profissão e seus Aspectos Éticos e Normativos; Os Preceitos Éticos enquanto Princípios e Diretrizes Norteadores da Prática Profissional.

 

2.5- CARGO: BIBLIOTECÁRIO

Organização e administração de Bibliotecas. Tipos de documentos: definição, características e estrutura. Formação e desenvolvimento de coleções: seleção e aquisição. Processamento técnico da informação: catalogação, classificação e indexação.Normalização (ABNT): NBR 6023 – Informação e documentação –referências - elaboração; NBR 6028 – Resumos. Serviço de referência.

 

2.6- CARGO: CONTADOR

Contabilidade Geral: 1. Noções gerais: conceito, objeto e finalidade; técnicas e campo de aplicação.2. Patrimônio: conceito patrimônio público; componentes; bens; bens públicos, capital e patrimônio: disposição gráfica; situação líquida.3. Demonstração contábil: balancetes; balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício; inventários. Contabilidade Pública:1. Noções gerais: conceito de contabilidade pública; campo de atuação; abrangência. 2.Orçamento público: conceito; princípios; processo; ciclo orçamentário; orçamento por programas.Subvenções sociais; Planos Plurianuais; Lei Orçamentária ; Execução orçamentária ; Exercício financeiro ; Créditos adicionais – classificação,  definição, características. 3. Receita e despesa pública: conceitos; classificação funções e programas; categoria econômica; restos a pagar; estágios da receita e despesa; licitações; escrituração; tipos de empenhos ; reservas de contingência ; transferências; dívida ativa. 4.Balanços orçamentário, financeiro e patrimonial: conceitos; formas; demonstrações das variações patrimoniais. 5. Dívida pública:  definições ; classificações: dívida flutuante; dívida fundada.6.Lei de Responsabilidade Fiscal – impactos na contabilidade pública. 7. Controle interno – aspectos gerais, funções, relatórios. 8.Auditoria: princípios gerais de auditoria contábil.

 

2.7- CARGO: ECONOMISTA

I   - Microeconomia

1.1 Teoria da Procura: Lei da Procura Individual e de Mercado; Teoria do Consumidor; Características da Curva
de Indiferença; Fatores Determinantes da Demanda; Deslocamentos da Curva da Demanda; Elasticidade -
preço da demanda, elasticidade-renda, elasticidade-cruzada. 1.2 Teoria da Oferta: Lei da Oferta Individual e de Mercado; Fatores Determinantes da Oferta; Função da Oferta a Curto e Longo Prazo; Elasticidade - preço da oferta; O Comportamento dos Custos: Total variável, médio e marginal; O Comportamento das Receitas: Total, Marginal e Média.1.3 Teoria da Produção: Fatores de Produção e Função de Produção; Lei dos Rendimentos Decrescentes; Custos e Receitas de Produção.  O equilíbrio da Firma; Função de Custo a Curto e Longo Prazo; Ponto de Nivelamento e Ponto de Equilíbrio. 1.4 As Imperfeições da Concorrência e do Sistema de Preços-Quatro Estruturas Diferenciadas: Concorrência Perfeita, Monopólio e Monopsônio, Oligopólio e Oligopsônio, Concorrência Monopolista.

II   - Macroeconomia

2.1Contabilidade Nacional: O Conceito de Renda e Produto Nacional; A Diferenciação dos Agregados
Macroeconômicos; As Contas das Transações com o Exterior; O Conceito de Reflator Implícito da Renda;
Sistemas de Contas Nacionais do Brasil. 2.2 Moedas e Bancos: Funções da Moeda; Definição da Moeda e Quase Moeda; Criação e Destruição de Meios de Pagamentos; A Procura Monetária; Autoridades Monetárias e o Controle de Pagamento; Sistema Monetário e Sistema Não Monetário. 2.3 O Governo e o Nível de Renda: Gastos do Governo, Tributos e o Nível de Equilíbrio de Renda; Consumo, Poupança e Investimento: A Abordagem - Keneysiana; O Efeito Multiplicador; Propensões Marginais a Consumir e o Poupar. 2.4 Comércio Internacional: Balanço de Pagamento: A Conta de Transações Correntes, A Conta de Capital, O Conceito do Déficit e Superávit; Política Cambial e Comercial; Setor Externo e o Equilíbrio Econômico Interno; Balança Comercial.

 

2.8- CARGO: ENGENHEIRO AGRÔNOMO

1-Edafologia: Perfil do Solo; Classificação e Levantamento do Solo; Métodos para Análise de Solo; Determinação da Necessidade de Adubação e Calagem.  2-Mecânica dos Motores e Máquinas Agrícolas: Princípios Básicos de Mecânica Aplicada às Máquinas Agrícolas. 3-         Zootecnia: Importância Econômica e Social da produção Animal. 4-Hidráulica Agrícola: Tópicos de Hidrologia e Hidráulica Agrícola; Dimensionamento de Barragens, Vertedouros, Canais e Encanamentos   5-     Construções Rurais: Planejamento Físico de uma Propriedade Rural.  6-      Fitotecnia: Teoria e Prática Básica sobre a Planta e Técnicas de Cultivo das grandes Culturas Brasileiras.  7-Dasonomia:A Floresta, sua Importância e Influência no Meio Ambiente.8-Extensão Rural: A Filosofia da Extensão Rural e suas implicações Sociais.9-Olericultura: Importância Econômica das Hortaliças; Métodos de Cultivo.10-Administração Agrícola: Estudos Básicos Relativos a Organização e Operação da Empresa Agrícola.11-Defesa Sanitária Animal: Higiene Animal e Prevenção de Enfermidades.12-Controle de Ervas Daninhas: Tipos mais Comuns de Ervas Daninhas e seu Controle Econômico.13-            Estradas Rurais: Locação Ideal das Estradas Rurais.  14-     Drenagem Agrícola: Sistemas de Escoamento de Solos Encharcados; Culturas das Várzeas.     15-     Irrigação: Importância da Irrigação na Produtividade  das Principais Culturas; Métodos de Irrigação.16- Eletrificação Rural: A Energia Elétrica como Fator de Desenvolvimento Rural. 17-Zoologia: Relação entre Animal/Planta: Principais Grupos de Invertebrados de Interesse Agrícola. 18-Experimentação Agrícola: A Pesquisa Agropecuária no Brasil; Princípios Básicos.19-Climatologia Agrícola  20-Topografia: Planimetria e Altimetria. 21-Fitossanidade: Fitopatologia e Entomologia; Doenças que Atacam as Principais Culturas; Pragas que causam sérios Danos Econômicos.22-Tecnologia de Produtos Agrícolas: Aproveitamento Industrial e Conservação de Produtos de Origem Animal e Vegetal.  23-Economia Rural: A Fronteira de Possibilidade de Produção; Lei da Oferta e Procura; O Tamanho das Propriedades. 24-Tecnologia de Sementes:Métodos de Produção de Sementes Sadias.25-Botânica: Morfologia Externa das Plantas. 26-Psicologia Vegetal: Fotossíntese; Funções dos Órgãos dos Vegetais.  27-Genética: Princípios Básicos de Genética.  28- Fruticultura.

 

2.9- CARGO: FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO

·          Farmácia ambulatorial e hospitalar: seleção de medicamentos; aquisição, produção, controle e conservação de medicamentos; armazenamento-boas práticas de armazenamento de medicamentos; distribuição de medicamentos e controle de consumo; logística de abastecimento da farmácia: ponto de requisição, estoque mínimo e estoque máximo; informação sobre medicamentos; comissões hospitalares.

·          Farmacologia geral: princípios gerais de farmacocinética e de farmacodinâmica; interações de medicamentos; efeitos adversos.

·          Farmacotécnica: definição e objetivos da farmacotécnica; conceitos básicos em farmacotécnica; classificação dos medicamentos; vias de administração; conservação, dispensação e acondicionamento de medicamentos; pesos e medidas; formas e formulas farmacêuticas; preparação de soluções não estéreis (inclusive NPP e QT).

·          Tecnologia laboratorial: utilização e cuidados especiais: vidrarias, autoclaves, estufas, espectofotômetro e microscópios; colheita, acondicionamento, conservação e primeiras manipulações dos materiais biológicos paras exames laboratoriais, preparação do esfregaço sangüíneo .

·          Hematologia Clínica: Características citomorfológicas das células normais e anormais do sangue e sua fisiopatologia séries eritrocítica, grancilocítica, linfocítica e monocítica; Fisiopatologia, classificação e diagnóstico laboratorial das anemias : regenerativas e agenerativas; Hemostasia : mecanismo e exploração clínica (diagnóstico laboratorial ), da hemostasia primária e coagulação; Sistemas sangüíneos e eritrocitários: sistema ABO e RH e sua investigação e interpretação clínica ( tipagem, titulagem e anticorpos, prova de Combs direta e indireta.

·          Bioquímica Clínica: dosagem bioquímica de : triglicerídios, glicose, uréia, creatinina, colesterol total, frações, bilirubinas, transaminases; LCR – exame físico, excame citológico e exame bioquímico; urinálise- caracteres gerais, exame químico qualitativo e exames de sedimento.

·          Microbiologia Clínica: esterilização, desinfecção, assepsia; isolamento e identificação de enterobactérias, germes piogênicos   ( estafilococos, estreptococos e neisserias )  ; coleta de material e pesquisa; bacilo de KOCH e bacilo de HANSEN; bacterioscopia de secreções : vaginal, uretral, orofaringe; doenças sexualmente transmissíveis .

·          Imunologia Clínica: diagnóstico sorológico da sífilis; os sistemas sangüíneos eritrocitários : ABO e RH -  sua investigação e interpretação clínica, tipagem, titulagem de anticorpos, provas de Combs direta e indireta .

·          Parasitologia Clínica: enteroparasitoses: agente etiológico, morfologia, biologia e diagnóstico laboratorial da amebíase, giardíase, esquistossomose, enterobiose, estrongiloidiase, tricuriase e ancilostomiase; malária : agente etiológico, biologia e diagnóstico laboratorial.

·          Saúde Pública: A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado ( CF / 88 ); Campos de atuação de Saúde Pública; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde- SUS; Norma Operacional Básica do SUS- NOB/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde.

 

2.10- CARGO: NUTRICIONISTA

v       Fundamentos da Nutrição: conceito e objetivos; importância da nutrição no processo de desenvolvimento; nutrientes : definição, propriedades, funções, digestão, absorção, metabolismo, fontes, transporte e excreção.

v       Nutrição do Ciclo Vital: nutrição na gravidez e lactação, nutrição de bebês; cuidado nutricional do récem-nascido de baixo peso; nutrição na infância e na adolescência; nutrição do envelhecimento.

v       Técnica Dietética: Alimentos: conceitos, coleção, preparo, aquisição, conservação e custos; características físicas, químicas e físico-quimicas dos alimentos preparados; planejamento, produção e distribuição de refeições; avaliação.

v       Administração de Serviços de Alimentação: estrutura administrativa dos serviços; recursos humanos; áreas físicas: preparo, distribuição, lactário e administração; equipamentos e instalações; direção dos serviços: comando e supervisão do pessoal- seleção e treinamento; controle do serviço: técnico-administrativo, sanitário, econômico e financeiro; ética profissional.

v       Avaliação Nutricional: tipos : qualitativo e quantitativo, individual e familiar; avaliação da dieta de grupos em período de risco: métodos qualitativo e semi-quantitativo; avaliação do estado nutricional de comunidade : métodos, indicadores e dados demográficos, consumo de alimentos e graus de desnutrição; avaliação de consumos e hábitos alimentares.

v       Educação Nutricional: conceitos, objetivos e aspectos sócio-econômico-culturais; antropologia social e conduta alimentar; hábitos alimentares regionais : fundamentos, evolução e modificação; programa de educação nutricional de trabalhadores e seus familiares.

v       Dietoterapia: modificação da dieta normal para atendimento ao enfermo; métodos especiais de alimentação; cuidados nutricionais na doença; interação entre drogas e nutrientes; doenças da cavidade oral, esôfago e estômago; cuidado nutricional nos distúrbios intestinais, nas doenças hepáticas, sistema biliar e pâncreas exócrino; stress fisiológico: traumatismo, sépse, queimaduras e cirurgia; métodos de suporte nutricional; cuidado nutricional congestiva, na doença renal, na doença neoplástica, na AIDS, na alergia e intolerância alimentar, no distúrbio metabólico, na hipertensão.

v       Higiene e Segurança no Trabalho: evolução, história, conceituação e legislação de interesse do nutricionista; normas legais e técnico-operacional de higiene e segurança no trabalho em refeitórios, cozinha, cantinas e demais locais de refeição nos órgãos municipais.

v       Saúde Pública: A Saúde como direito do cidadão e dever do Estado ( CF / 88 ); campos de atuação de Saúde   Pública; Lei Orgânica da Saúde; Sistema Único de Saúde- SUS; Norma Operacional Básica do SUS- NOB/96; Norma Operacional da Assistência à Saúde

 

2.11 – ENGENHEIRO SANITARISTA

 

1.Abastecimento de água: doenças relacionadas com a água-hidráulica dos condutos forçados e condutos livres; captação, adução, tratamento da água, reservação, distribuição; instalações prediais hidro-sanitárias. 2. Esgotamento Sanitário: doenças relacionadas com os esgotos; hidráulica dos sistemas de esgotamento sanitário ( coletores, interceptores e emissários); tratamento de esgoto doméstico (gradeamento, desarenadores, lagoas de estabilização, filtro biológico, tanque séptico); soluções para o destino final de dejetos sem água como veículo de transporte (fossa seca e fossa de fermentação); destinação de lodo (leito de secagem). 3. Águas Pluviais: estimativa de vazão; hidráulica dos sistemas de drenagens; partes constituintes de um sistema de drenagem pluvial (boca de lobo, Pvs, caixa de passagem, sarjetas, lançamentos). 4. Resíduos Sólidos: Tipos de resíduos; acondicionamento, coleta e transporte dos diversos tipos de resíduos; disposição final ( incineração, compostagem, bioremediação, aterro e outros). 5. Poluição Atmosférica: principais componentes do ar; extratos atmosféricos; deslocamentos do ar; agentes poluidores; fenômenos ambientais decorrentes de poluentes; técnicas de controle da poluição; principais processos de remoção de poluentes. 6. Legislação Ambiental: Sistema Nacional de Meio Ambiente; licenciamento de atividades poluidoras; Estudo de Impacto Ambiental (E.I.A. e RIMA). 7. Saneamento Especial: locais de trabalho; escolas; alimentos; situações de emergência e calamidade pública.

 

2.12- PEB II – HISTÓRIA

·       Escravismo na Antigüidade: Grécia, Roma; As religiões na antiguidade; Feudalismo.

·       A Expansão Comercial: Os contatos com a Ásia, África e Américas.

·       O Brasil e o Sistema Colonial: O Sistema Econômico, A organização político administrativa.

·       O Fim do Sistema Colonial: Contexto Europeu; As Revoluções Americana e Francesa; O fim do colonialismo na América Espanhola e América Portuguesa.

·       A Industrialização: As transformações econômicas, sociais, políticas e culturais.

·       O Imperialismo: América Latina; África; Ásia.

·       A 1ª Guerra Mundial; A revolução socialista na URSS;  A crise de 1929; As recuperações econômicas; O projeto das democracias liberais;  O projeto dos regimes autoritários – Japão, Alemanha e Itália.

·       O Brasil no modo de produção capitalista na 1ª e 2ª Repúblicas.

·       A Descolonização: Ásia; África.

·       O Brasil de 1930 a 1964; O neocolonialismo; A globalização e o neo-liberalismo; Os Governos Militares. A Nova República.

DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; as grandes questões da escola pública atual: acesso e permanência, reprovação e evasão; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA  (arts. 53 a 73, 129 a 144) ;  Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais

 

2.13- PEB- GEOGRAFIA

·       A evolução do Pensamento e suas repercussões no ensino de Geografia

·       A Geografia como disciplina escolar: histórico, situação atual e perspectivas

·       A Geografia da Natureza: Os condicionamentos físicos da vida: A litosfera, composição e dinâmica; A hidrosfera, a água e sua importância; A atmosfera e a dinâmica climática. Os seres vivos e o homem no âmbito da evolução geológica da terra. Os grandes domínio biogeográficos da terra. Os grandes domínios morfoclimáticos do território brasileiro e sua situação atual. Os inter-relacionamentos entre a dinâmica da natureza e a dinâmica das sociedades humanas. Os principais problemas ambientais da natureza.

·       A Geografia no Tempo: o alargamento das fronteiras de apropriação do planeta pelas sociedades humanas ao longo da história

·       A formação Geográfica das Sociedades Contemporâneas: A formação dos estados nacionais modernos; O processo de desenvolvimento – subdesenvolvimento dos países e regiões no âmbito da evolução do capitalismo; As experiências do “socialismo real” e seus desdobramentos.

·       O novo mapa do mundo "a partir da Década de 80 do Século XX"; nacionalismo, grandes blocos econômicos (MERCOSUL, NAFTA, União Européia, etc...) e principais conflitos geopolíticos da atualidade.

·       Os espaços da Produção, da Circulação e do Consumo no Mundo e no Brasil: Características gerais das atividades primárias, secundárias e terciárias e suas expressões no espaço geográfico;  A dimensão simbólica do espaço geográfico: cultura e representações espaciais;  A industrialização e seus impactos na organização do espaço contemporâneo; A modernização da agricultura e suas conseqüências; A urbanização e as transformações na relação cidade-campo;  Metropolização e problemas urbanos; As redes urbanas e a relação cidade-região; Os impactos das novas tecnologias na circulação dos produtos e serviços; A dinâmica populacional.

·       Regionalização do espaço mundial: caracterização geográfica dos principais países/conjuntos gaseconômicos;  As propostas atuais de regionalização do espaço mundial e suas limitações;  Riqueza e pobreza no contexto internacional;  Os núcleos hegemônicos do capitalismo: EUA, Japão e Europa;  América Latina; África; Índia; China; Oriente Médio; Rússia; Europa Oriental.

·       Regionalização do Espaço Brasileiro: caracterização geral das regiões e estados federados. Divisões regionais do território brasileiro, histórico e situação atual. A Amazônia.  Nordeste: permanências e transformações.  As fronteiras geoeconômicas do Centro-Oeste. O Centro-Sul como núcleo hegemônico do Capitalismo no Brasil

DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; as grandes questões da escola pública atual: acesso e permanência, reprovação e evasão; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA  (arts. 53 a 73, 129 a 144) ;  Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais.

 

2.14- CARGO: PEB II -MATEMÁTICA

 

1.      Conjuntos : conceito e representação, relação de pertinência operações; conjuntos numéricos.

2.      Divisibilidade: múltiplos e divisores; critérios de divisibilidade; teorema fundamental da aritmética; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; números primos.

3.      Sistema Métrico Decimal : unidades de medidas de comprimento, superfície, capacidade, volume e massa

4.      Potenciação e Radiciação: definições; relações entre as duas operações; radicais.

5.      Razões e Proporções: razão, proporção, médias aritmética, geométrica e ponderada, porcentagem, regra de três simples e composta, juros simples e composto.

6.      Álgebra: cálculo algébrico.

7.      Funções: domínio e imagem; funções injetoras, sobrejetoras, bijetoras, pares e ímpares.

8.      Funções polinomiais do 1º e 2º graus: equações e sistemas de 1º e 2º graus.

9.      Funções transcendentes: exponencial, logarítmica e trigonométricas.

  1. Geometria Plana : ângulos, triângulos e polígonos; circulo e circunferência; relações métricas no  triângulo  retângulo e no círculo; relações trigonométricas nos triângulos retângulo e qualquer; área e perímetro de figuras planas.
  2.  

 DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; as grandes questões da escola pública atual: acesso e permanência, reprovação e evasão; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA  (arts. 53 a 73, 129 a 144) ;  Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais.

 

2.15–CARGO : PROFESSOR PEB II – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

 

Fundamentos estéticos e artísticos da educação escolar em arte. Arte e conhecimento: interdisciplinaridade no currículo escolar. Conteúdos, métodos e procedimentos escolares em artes visuais, artes cênicas e música. O ensino escolar das linguagens artísticas no Brasil e sua história.  As artes visuais, as artes cênicas, a música e sua história no Brasil e no mundo; principais obras e artistas dos estilos da arte: renascentista, barroco, impressionista, expressionista e da arte brasileira.

 

DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; as grandes questões da escola pública atual: acesso e permanência, reprovação e evasão; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA  (arts. 53 a 73, 129 a 144) ;  Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais.

 

2.16- CARGO : PROFESSOR PEB II– INGLÊS

 

1. Nouns: case, gender, number. 2. Articles: definite, indefinite. 3. Adjectives: possessive, quantifiers, position, comparison. 4. Pronouns: personal, possessive, relative, reflexive, indefinite. 5. Adverbs: manner, place, time, frequency, intensity. 6. Conjunctions. 7. Prepositions. 8. Verb forms: present (simple, continuous, perfect), past (simple, continuous, perfect), future (simple, continuous, perfect), imperative, gerund, infinitive, modals. 9. Voices: ative, passive. 10. Direct and Indirect Speeches.  11. Conditional clauses.

 

DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; as grandes questões da escola pública atual: acesso e permanência, reprovação e evasão; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA  (arts. 53 a 73, 129 a 144) ;  Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais.

 

2.17. CARGO :PROFESSOR PEB II–CIÊNCIAS

 

1. Os seres vivos.  Origem e evolução biológica dos seres vivos. Contribuição do organismo: teoria e evolução celular, funcionamento da célula, a organização celular – aspectos físicos, químicos e estruturais. 2. Reprodução celular. 3. Classificação e características gerais dos seres vivos. 4. Características anatômicas do ser humano: aspectos básicos na organização e fisiologia dos sistemas. 5. Herança biológica: a hereditariedade e o meio ambiente. 6. Ecologia: ecossistemas, relações tróficas e biomas. 7. O homem e a biosfera: poluição e degradação ambiental. 8. Substância

química e mistura: propriedades gerais, específicas e funcionais. 9. Estados físicos. 10. Análise imediata. 11. Modelos atômicos: de Dalton a Rutherford-Bohr. 12. Distribuição eletrônica em camadas. 13. Número atômico e número de massa. 14. Elemento químico. 15. Íons. 16. Isótopos e suas aplicações. 17. Tabela periódica. 18. Ligações químicas. 19. Propriedades dos compostos iônicos, moleculares e metálicos. 20. Funções inorgânicas: óxidos, bases, ácidos e sais – conceito e principais aplicações. 21. Óxidos, bases, ácidos e sais na atmosfera, hidrosfera e litosfera. 22. Grandezas físicas. 23. Mecânica, cinemática e dinâmica. 24. Trabalho e energia. 25. Energia e sua conservação 26. Termologia. 27. Óptica e ondas. 28. Eletricidade e magnetismo.

 

DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; as grandes questões da escola pública atual: acesso e permanência, reprovação e evasão; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA  (arts. 53 a 73, 129 a 144) ;  Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais.

 

2.18- CARGO: PROFESSOR PEB II – EDUCAÇÃO FÍSICA

I  - Relações Fundamentais:

1.1 Educação Física e Educação; 1.2 Educação Física e Motricidade Humana; 1.3 Educação Física e Esporte; 1.4 Educação Física e Saúde; 1.5 Educação Física e Sociedade; 1.6 Educação Física e Cidadania.

II - Educação Física enquanto componente curricular

2.1 Possibilidade de experiências corporais: recreação e jogos; iniciação ao desporto; dança. 2.2 Possibilidades de experiências prático-teóricas, cognitivas, sociais e afetivas: atividades lúdicas; a competição/ cooperação/ sociabilização; a reflexão / análise/ compreensão / síntese da realidade físico corporal.

DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; as grandes questões da escola pública atual: acesso e permanência, reprovação e evasão; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA  (arts. 53 a 73, 129 a 144) ;  Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais.

 

2.19- CARGO: PROFESSOR PEB II – ENSINO RELIGIOSO

A Cultura: Natureza e Cultura, Cultura e História, Cultura e Religião. O Sagrado e a instituição da Religião: O sagrado e a religiosidade,  manifestação e revelação, as finalidades da religião, Fé e Razão. Monoteísmo judaico e judaísmo: Pacto de Deus com o povo escolhido, Livros históricos e proféticos,a noção de Deus, ética judaica. A visão de Mundo Cristã: O cristianismo: origem; Visão cristã da humanidade; Deus e os homens: o pecado e a salvação; A Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa; A Reforma Protestante e a Contra-Reforma; Igrejas Protestantes e Evangélicas; Luterana/ Calvinista/Anglicana/Metodista/Batista/Pentecostais/Adventistas. Islamismo: o que significa a palavra islã; O credo e as obrigações religiosas: os cinco pilares; Relações Humanas e ética. Religiões com origem na Índia e no Extremo Oriente: Hinduismo, Budismo e Zen-Budismo; Taoísmo, Confucionismo e Xintoísmo. Religiões africanas e de influência africana; Religiões tribais ou primais: origem e desenvolvimento; Relações Brasil-África: umbanda e candomblé. Religião, Estudo e Poder – Ética e Cidadania; Outras alternativas religiosas: o Espiritismo; Ética e Religião:O bem e o mal; A vida e a morte: a questão da moralidade; Movimento Ecumênico e Cidadania; A Constituição Brasileira e a Religião.

DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; as grandes questões da escola pública atual: acesso e permanência, reprovação e evasão; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA  (arts. 53 a 73, 129 a 144) ;  Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais.

 

2.20- CARGO: PEB II – LÍNGUA PORTUGUESA

 

I– ASPECTOS GRAMATICAIS: Fonética: vogais e consoantes encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e sílabas. Morfologia: Classe das palavras – substantivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Estrutura das palavras: radical, afixos e desinências; Sintaxe: análise sintática. Frase. Oração. Período simples e composto. Parágrafo. Noção de Coordenação e Subordinação. Termos essenciais da Oração: sujeito e predicado. Termos integrantes da Oração: objeto direto, objeto indireto, agente da passiva, complemento nominal, complemento verbal. Termos acessórios da Oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo. Sintaxe de Concordância: Concordância nominal e verbal. Sintaxe de Regência: regência nominal e verbal. Sintaxe de Colocação: colocação dos termos da oração, colocação de pronomes; Ortografia; Acentuação; Emprego da crase; Pontuação; Semântica: significação das palavras, sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia, denotação e conotação. Interpretação de textos; Linguagem figurada: classificação das figuras de estilo, de pensamento e de sintaxe no texto. II – LITERATURA BRASILEIRA: Gêneros literários: características; Estilos de época- principais autores e obras dos séculos XIX e XX.

DIDÁTICA E LEGISLAÇÃO

A Didática na formação do educador; interdisciplinaridade, planejamento de ensino; projeto pedagógico; avaliação no processo ensino x aprendizagem; conselho de classe; conselho escolar; as grandes questões da escola pública atual: acesso e permanência, reprovação e evasão; a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (arts. 01 a 34, 58 a 67); Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA  (arts. 53 a 73, 129 a 144) ;  Parâmetros Curriculares Nacionais da disciplina; temas transversais.

 

 

2.21- CARGO: TÉCNICO-PEDAGÓGICO

 I – 1.1 Legislação da Educação Brasileira: Constituição Federal de 88 (Arts. 205 a 214), Estatuto da Criança e do Adolescente (arts. 53 a 73, 129 a 140); LDB nº 9.394/96 – Arts. 01 a 34, 37 a 38, 58 a 67. 1.2 A natureza do trabalho pedagógico: fundamentação filosófica, política e educacional. 1.3 Caracterização e concepções básicas da ciência psicológica: as principais escolas de psicologia e seu aproveitamento no processo aprendizagem; o papel social da escola. 1.4 As influências das teorias psicológicas na Educação: a percepção do sujeito nos diversos enfoques: empirista, inatista, interacionista. 1.5 Psicologia genética: estudo do desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança e do adolescente e suas implicações prático-pedagógicas. 1.6 As contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação. 1.7 Pedagogia de Projeto: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. 1.8 Planejamento e Projeto Pedagógico da Escola. 1.9 Concepções de currículo. 1.10 Parâmetros Curriculares Nacionais. 1.11 Gestão Democrática. 1.12 Avaliação do Ensino x Aprendizagem: avaliação contínua, investigativa e diagnóstica; avaliação como momento de aprendizagem; o paradigma da avaliação emancipatória. 1.13 As grandes questões da Escola Pública atual: acesso e permanência, reprovação e evasão.

II – 2.1  Fins e objetivos da educação especial. 2.2 Fundamentos da educação especial. 2.3. A educação especial no contexto da lei nº 9394/96. 2.4. A inclusão social como direito da cidadania aos portadores de necessidades educativas especiais. 2.5. A escola inclusiva: desafios pedagógicos e políticos no atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais. 2.6. Métodos e técnicas da educação especial.